EmpregoNotícias

Brasil não cria vaga de mais de dois salários mínimos há 15 anos

Entre 2004 e 2019, o Brasil não criou novos postos de trabalho formais com remuneração acima de dois salários mínimos, segundo informações disponíveis no banco de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Considerando o período mencionado, mais de 19 milhões de postos de trabalho foram criados remunerando até dois salários mínimos (R$ 2.090 atualmente), enquanto cerca de 7,8 milhões de vagas que pagavam mais que esse patamar foram fechadas. Esses valores representam o saldo de vagas formais dentro das faixas salariais citadas, ou seja, profissionais admitidos menos profissionais demitidos.

Uma série de fatores justificam esses resultados. Thiago Xavier, economista da Tendências Consultoria Integrada, explica que de maneira geral, as pessoas que ganham mais e consequentemente são mais qualificadas (com maior grau de escolaridade) estão sendo mais desligas do que admitidas.

“Pode compensar mais para as empresas contratar mais funcionários para fazer uma função, mas pagando menos, do que pagar muito bem para um profissional mais qualificado”, diz.

Em alguns anos, como 2015 e 2016, durante a crise, até as vagas que pagam salários menores apresentaram saldos negativos.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?