Brasil inicia preparação para a reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher, da ONU
O Ministério das Mulheres inicia o processo preparatório para a 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas (CSW70), que será realizada de 9 a 19 de março de 2026, em Nova Iorque (EUA).
A CSW é o principal espaço intergovernamental global dedicado à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Reúne Estados-membros, organismos internacionais e organizações da sociedade civil para debater políticas, apresentar avanços e negociar compromissos internacionais.
Nesta edição, os debates terão como foco:
garantir e fortalecer o acesso à justiça para mulheres e meninas (tema prioritário);
participação política e enfrentamento às violências (tema de revisão);
empoderamento de mulheres idosas (tema emergente).
Manifestação de interesse para compor a delegação brasileira
Como parte do processo de escuta e participação para construção da posição brasileira, o Ministério das Mulheres disponibilizou formulário para manifestação de interesse em compor a delegação brasileira na CSW70, aberto até 23 de janeiro de 2026 (acesse aqui). Podem se inscrever representantes da sociedade civil; integrantes de governo, academia, sistema de justiça e de organismos internacionais.
O Ministério das Mulheres informa que o preenchimento do formulário não garante a integração à delegação brasileira. A divulgação da composição da delegação está prevista para 12 de fevereiro de 2026.
Para orientar o processo e esclarecer dúvidas, o Ministério realizou reunião ampliada com a sociedade civil nesta segunda-feira (05). O encontro apresentou as etapas de preparação para a CSW70 e os procedimentos para manifestação de interesse em compor a delegação brasileira.
O Ministério das Mulheres reforça que a participação do Brasil na CSW70 será conduzida com transparência, diálogo e colaboração entre governo, sociedade civil e organismos internacionais.
Fonte: Gov.br
