Bovespa dispara e chega a subir 9,8%; dólar despenca
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue o otimismo internacional e dispara nesta sexta-feira, depois de já ter subido mais de 5% no pregão anterior. Hoje, mais cedo, a Bolsa chegou a subir 9,8%.
Por volta, das 12h10, o Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro de ações, reduzia o ritmo, mas ainda dava um grande salto de 6,86%, a 51.746,22 pontos (acompanhe gráfico da Bovespa com atualização constante).
O ânimo do mercado vem da possibilidade de um plano que o governo dos Estados Unidos está estudando para acabar com a crise.
O dólar comercial caía 4,89%, negociado a R$ 1,827 na venda (veja quadro com a cotação do dólar atualizada).
O Banco Central anunciou que pode retomar nesta sexta-feira os leilões de venda de dólar, para tentar reduzir a cotação da moeda. Esta prática não era realizada no Brasil desde fevereiro de 2003.
A instituição vai vender US$ 500 milhões ao mercado com o compromisso de recompra das divisas após 30 dias corridos.
A possibilidade do plano americano de limpar o mercado dos débitos hipotecários podres e a ampla proibição de vendas a descoberto de ações fizeram com que os papéis de instituições financeiras subissem 40% nesta sexta-feira, enquanto as negociações sobre aquisições no setor prosseguem.
A venda a descoberto consiste em tomar emprestado um título mediante o pagamento de uma comissão, e vendê-lo esperando que sua cotação caia. Se isso acontece, o especulador pode recomprar o papel mais barato para devolvê-lo a seu proprietário, embolsando a diferença entre o preço de compra e de venda. Essa técnica precipita com freqüência a queda das cotações.
Mercados:-
As Bolsas da Ásia fecharam em forte alta com a expectativa das medidas nos EUA. Na Europa, operam com valorização expressiva.
Fonte: UOL Economia