Bolsonaro encaminha 8 prioridades ao Congresso
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apresentou, nesta segunda-feira (3), uma lista de prioridades legislativas ao Congresso Nacional para 2020. O documento continha oito temas, incluindo a reforma tributária, a privatização da Eletrobras e a independência do Banco Central.
A mensagem foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo e foi lida pela primeira secretária do Congresso Nacional, Soraya Santos (PL-RJ). No documento de 150 páginas, Bolsonaro faz um balanço de seu primeiro ano de governo.
“A aprovação da Nova Previdência foi um sinal mais do que claro de que o Brasil está no caminho certo e de que existe um entrosamento entre os Poderes em prol do Brasil”, diz o texto em um aceno aos demais Poderes.
“Outros projetos em tramitação em nosso Parlamento, ao longo deste ano de 2020, precisam da devida apreciação e votação, de modo que o Estado atenda às legítimas aspirações da sociedade brasileira”, complementa o documento lido pela deputada.
No texto, o mandatário também indica as pautas prioritárias para o novo ciclo. Por não estar em tramitação no Congresso, a reforma administrativa não foi citada nominalmente na mensagem presidencial. Nos bastidores, há ceticismo quanto à capacidade de o Palácio do Planalto conseguir conduzir agenda tão extensa em um ano marcado por eleições municipais.
→ Conheça as vantagens dos fundos de investimentos: abra uma conta gratuita na XP!
Eis a lista apresentada:
Reforma tributária;
MP do Contribuinte Legal;
Programa Verde-Amarelo;
Independência do Banco Central;
Privatização da Eletrobras;
Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal;
Novo Marco Legal do Saneamento;
Plano Mais Brasil (PECs Emergencial, do Pacto Federativo e dos Fundos Públicos).
Fonte: NULL