Mercado de SegurosNotícias

BOLSAS: Temor com gripe suína derruba mercados na Ásia

SÃO PAULO, 27 de abril de 2009 – Os mercados asiáticos recuaram nesta segunda-feira sob a expectativa de que a gripe suína possa atrasar a recuperação econômica mundial e diminuir o turismo. O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, foi o único a registrar variação positiva.
As ações dos bancos Shinsei e Aozora avançaram mais de 14% depois de especulações sobre uma possível união das duas instituições financeiras. Do outro lado dos efeitos da gripe suína, os papéis da farmacêutica Chugai dispararam 14% sob a espera de um possível novo medicamento.
Do lado negativo, o governo japonês cortou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o ano fiscal que teve início no dia 1º de abril. A expectativa agora é de um recuo de 3,3% da economia. A estimativa anterior, feita em janeiro, era de crescimento zero.
Ademais, a NEC Eletronics e a Renesas Technology anunciaram nesta segunda-feira um plano de fusão das duas empresas que pode criar a terceira maior fabricante mundial de chips para computador. Com isso, o índice Nikkei 225 fechou em alta de 0,21%, aos 8,726.34 pontos.
Nos demais mercados, os temores quanto aos efeitos da gripe suína no turismo afetaram o desempenho das companhias aéreas. A Air China despencou 14% em Hong Kong. A Singapore Airlines recuou 4,7%. A gripe suína já matou, pelo menos, 22 pessoas no México e contaminou outras 20 nos Estados Unidos.
O índice Kospi da Bolsa de Valores de Seul fechou a sessão de hoje com queda de 1,05%, aos 1,339.83 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 2,74%, para 14.840,42 pontos. A Bolsa de Xangai terminou a sessão em queda hoje. O índice Xangai Composto caiu 1,77%, para 2,405.35 pontos. (Gustavo Kahil – InvestNews)
CM8ShowAd(310×40)

Fonte: Invest News

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?