BC está em um beco sem saída, diz Miriam Leitão sobre alta da inflação
O Banco Central está em um beco sem saída porque a inflação está alta, estourou o teto da meta. Com o último dado divulgado de junho, ficou em 6,52%, acima, portanto, do teto permitido. Mas, ele não pode mais subir os juros porque os dados de crescimento estão minguando.
O país não está em recessão, mas todos os dados são muito negativos. De produção industrial está bem negativo, mas mesmo os que estão positivos, como vendas de varejo, eles ficam menos positivos, o número está diminuindo. A ideia dos economistas é que, no segundo semestre, a economia vá ficar ainda mais fria.
Se ele subir mais os juros para combater a inflação, ele pode enfraquecer mais a economia. Agora, se ele não faz nada a inflação pode subir mais ainda e a inflação está incomodando. Então, esse é o beco sem saída em que está o Banco Central. Ele não tem mais como usar a mesma ferramenta. Ele subiu os juros durante um ano e mesmo assim a inflação permanece alta.
Tem uma supersafra nas Américas de milho, trigo, soja. Os grãos e cereais estão reduzindo. O milho já caiu 20% na cotação do mercado internacional e isso vai chegar no varejo. Então você tem o fim desse período, em que verduras e frutas ficam mais altos. E até os grãos também. Isso vai reduzir.
O problema é o preço da energia que tende a subir mais. O preço está começando a estourar e vai estourar mais ainda lá na frente.
Fonte: G1