Mercado de SegurosNotícias

BC divulga relatório preocupante sobre projeção de inflação

O Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central, dá sinalizações negativas do IPCA para este ano e para 2014. O indicador deverá ficar em 5,7% neste ano, acima da projeção anterior, de 4,8%; e em 5,3% em 2014, acima da estimativa anterior, de 4,9%. O BC estimou ainda em 5,4% a inflação de 12 meses no primeiro trimestre de 2015. O relatório dá a entender que alta dos preços pode estourar o teto da meta no período entre abril e julho no acumulado em 12 meses.
Entre economistas cresce o consenso de que o BC deverá elevar o juro básico, hoje em 7,25% ao ano, para conter as pressões inflacionárias. No relatório, a autoridade monetária diz haver um risco de 25% de a alta dos preços ficar acima do teto da meta neste ano e de 24% no próximo ano.
Segundo o BC, a inflação acumulada em 12 meses vai estourar o teto da meta no segundo trimestre deste ano, chegando a 6,7%, devendo ceder em seguida. Na semana passada, o IBGE informou que o IPCA-15, prévia do indicador oficial, acumulou nos 12 meses encerrados em março alta de 6,43%. No relatório desta manhã, o BC prevê também que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deste ano crescerá 3,1%.
Sem uma sinalização mais objetiva do que pretende fazer para segurar a inflação, o BC repetiu a mensagem do último comunicado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), repetindo que “o comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.

Fonte: Jornal do Commercio

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?