Mercado de SegurosNotícias

Barragens em foco

Entre os próximos dias 27 e 29, a International Business Communications do Brasil realiza, em São Paulo, os “Seminários de Barragens“, eventos que ocorrem em decorrência dos recentes rompimentos de barragens e do aumento da demanda por energia na construção de novos projetos. Especialistas de várias áreas colocarão em pauta a segurança nas barragens, a contratação de seguros, os critérios utilizados pelas seguradoras para cobertura de projetos, a gestão de riscos contratuais, entre outros assuntos.
E para aprofundar um pouco mais o tema e sua relevância no mercado de seguros, a Seguro em Pauta conversou com José Carlos Sanches, superintendente de Riscos de Engenharia da Allianz Seguros, um dos palestrantes do seminário. Segundo ele, a área de Grande Riscos representa hoje 40% da carteira da seguradora.
— O mercado vive hoje um bom momento para esse segmento?
Como o mercado de seguros acompanha a situação sócio-econômica do país e este tem a necessidade de grandes investimentos no segmento de energia, conseqüentemente, os empreendimentos dessa área necessitarão de seguros para suas proteções, tornando assim, esse mercado aquecido e promissor.
— Quais os critérios utilizados para validar um projeto?
É necessária uma análise detalhada e experiência dos projetistas, construtoras e fornecedores envolvidos no segmento de energia.
— E para cobertura dos principais riscos na construção de barragens?
Para coberturas dos principais riscos é levada em conta a especificidade de cada projeto (executa-se o processo Taylor Made), apresentando-se assim condições adequadas para determinados riscos, com custos e na maioria das vezes, com 100% de capacidade de resseguro.
— Quais as maiores dificuldades encontradas pelas seguradoras?
Junto aos clientes, prazos para a realização das cotações e implantação dos programas de seguro e qualidade das informações disponibilizadas pelos mesmos sobre os projetos. Já em relação aos resseguradores, a própria capacidade de resseguro (que não é o nosso caso, pois temos elevada capacidade de Resseguro da Allianz Re nos projetos de barragens, PCHs, hidroelétrica etc…)
— O que a área de Grandes Riscos representa para a Allianz hoje?
A área de Grandes Riscos, onde podemos incluir o seguro de Riscos de Engenharia, é de extrema importância e foco para Allianz. Temos larga experiência local e internacional desenvolvida entre nossas equipes, através de intercâmbio de know-how e metodologias inovadoras de trabalho visando a excelência no atendimento aos clientes/segurados.

Fonte: Escola Nacional de Seguros

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?