EconomiaNotícias

Banco Mundial prevê pior choque de preços em 50 anos

A guerra na Ucrânia deve provocar o “maior choque de commodities” desde a década de 1970, alertou o Banco Mundial.

Em nova previsão divulgada, a organização avalia que o conflito vai contribuir para o aumento de preços de itens que vão do trigo ao algodão, passando pelo gás natural. Os reajustes estão “começando a ter efeitos econômicos e humanitários muito grandes”, disse Peter Nagle, coautor do relatório, à BBC.

Ele afirmou que “as famílias em todo o mundo estão sentindo a crise do custo de vida”. “Estamos particularmente preocupados com as famílias mais pobres, já que uma parcela maior da renda delas é gasta em alimentos e energia.

Elas são particularmente vulneráveis a esse aumento de preços”, acrescentou o economista-sênior do Banco Mundial. Os preços da energia devem subir mais de 50%, impactando tanto as contas de residências como as de empresas, diz o Banco Mundial.

O reajuste maior ocorrerá no preço do gás natural na Europa, que deve mais do que dobrar. Os valores devem ter queda em 2023 e 2024, mas ainda assim permanecerão 15% mais altos do que no ano passado.

Segundo o Banco Mundial, no intervalo de quase dois anos entre abril de 2020 e março deste ano, houve uma escalada que representa “o maior aumento de 23 meses nos preços da energia desde a subida do preço do petróleo em 1973”.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?