Banco do Brasil faz acordo com Saraiva
Com a Saraiva, o banco completa 27 parcerias no varejo, fechadas desde o segundo semestre de 2006. Estes acordos já garantiram a emissão de 745 mil cartões em menos de um ano, elevando a base de cartões do BB para 16 milhões de unidades.
A parceria com a Saraiva prevê a emissão de 100 mil cartões no primeiro ano, informa Marcílio D´Amico Pousada, superintendente da Saraiva. Os plásticos começam a ser oferecidos aos clientes da maior livraria do país em outubro, tanto nas lojas físicas, quanto pela internet. O cartão não terá anuidades nem outras taxas administrativas. Este é o primeiro produto financeiro que a livraria oferece aos clientes. Pousada não descarta aumentar o leque no futuro.
O principal diferencial do cartão é que ele vai permitir o acúmulo de pontos, que podem ser trocados por descontos em produtos ou bônus para a próxima compra na Saraiva e ainda milhas aéreas. A diferença com outros cartões do mercado é que quem trocar os pontos por milhas vai poder usar os mesmos pontos para os descontos dos produtos da Saraiva, ou seja, uma dupla premiação.
Pelas lojas da rede passam 25 milhões de pessoas por ano. No site, são dois milhões de usuários cadastrados e uma média de cinco mil pedidos fechados por dia.
Segundo Pousada, a idéia de ter um cartão de crédito nasceu do programa de fidelidade que criou em 2005, o Saraiva Plus, que conta com 1,5 milhão de participantes. Estes serão os primeiros a receber a proposta do novo produto.
A parceria da Saraiva faz parte da estratégia do BB de crescer com parcerias e atrair não-clientes. São 17 acordos já fechados e implementados e dez já fechados, mas em início de implementação. Há ainda 17 outros sendo negociados, conta o vice-presidente do banco, José Maria Rabelo.
O banco entrou atrasado nestas parcerias em relação aos concorrentes Bradesco e Itaú, que já tinham conquistado grandes clientes, como Casas Bahia e Pão de Açúcar. Por isso, o BB se focou em acordos regionais e agora também vem conseguindo clientes nacionais, como a própria Saraiva. Desde dezembro, o número de plásticos emitidos por meio destas parcerias cresceu dez vezes, passando de 70 mil para 745 mil, dos quais 60% já ativados.
Fonte: Valor