Autoridades afirmam que setor de seguros é estratégico
Autoridades públicas prestigiaram a abertura da FIDES Rio 2023, a maior conferência de seguros das Américas e Península Ibérica, iniciada nesta segunda (25), no Rio de Janeiro.
O futuro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ressaltou que a atividade de seguros tem papel importante na proposta de soluções cabíveis para questões prioritárias como combate à pobreza, desenvolvimento econômico-social e sustentável, dentre outros assuntos.
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, também presente à abertura, afirmou que propostas de avanço do setor de seguros no Brasil contam com total atenção e empenho do poder legislativo.
Em seu discurso, Pacheco reiterou sua visão sobre o mercado segurador: É um setor de importância estratégica para o desenvolvimento do país. Não parou no tempo, se atualizou e se diversificou, apresentando hoje mais de 6% do PIB e gerando 250 mil empregos diretos no Brasil. Além de ser o maior mercado da América Latina, completou.
Meio ambiente e clima
O senador destacou que o setor de seguros tem um papel relevante também na agenda de sustentabilidade do país.
Os temas voltados para o meio ambiente e mudança climática, segundo ele, têm sido tratados de forma prioritária no Congresso Nacional, com projetos de lei e alterações normativas, em função da capacidade do Brasil em liderar a chamada economia verde. Evidentemente, o setor de seguros deve estar inserido nesse contexto, uma vez que será necessário para viabilizar novos investimentos e empreendimentos no país. E quando se investe, há uma transformação social econômica relevante, disse o presidente do Senado.
O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, órgão regulador da atividade de seguros no Brasil, informou que será criado um grupo de trabalho pela superintendência para tratar do Seguro e a transformação ecológica. Segundo ele, o setor de seguros tem muito a contribuir para o desenvolvimento da economia brasileira e para uma transformação ecológica que gere tecnologias e capacitações para enfrentar os riscos ecológicos.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apontou o setor de seguros como uma das principais atividades econômicas que fortalecem as instituições de um país. Acho que o Brasil cada vez mais se revela um porto seguro para aqueles que apostam, acreditam e investem. Obviamente nós temos o desejo de ser exemplo para o mundo, especialmente para nossos queridos irmãos latino-americanos, comentou Paes.
Na mesma linha de saudação aos quase 2 mil participantes da conferência hemisférica, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou a alegria e a importância de estar presente em um evento de seguradoras no Rio, já que esse mercado tem grande representatividade para a economia fluminense.
Fonte: NULL