MulherNotícias

Aumenta número de mulheres sem rendimento na área rural

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviou à sessão solene uma mensagem de homenagem à 6ª edição da Marcha das Margaridas, que está sendo realizada nesta quarta-feira (14/08), em Brasília.

A marcha, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), é uma manifestação realizada desde 2000 por trabalhadoras rurais do Brasil. 

No texto, Rodrigo Maia lembra que cerca de 30% das brasileiras com mais de 15 anos que vivem na área rural simplesmente não têm qualquer rendimento. “O índice de feminidade da pobreza rural tem aumentado na América Latina. Em 2007, para cada 100 homens rurais pobres, havia 108 mulheres na mesma situação. Em 2014, para cada 100 homens rurais pobres, havia 114 mulheres na mesma situação.”, observou o presidente da Câmara.

Na avaliação de Rodrigo Maia, a Marcha das Margaridas ajuda a alertar contra a lógica da desigualdade, da injustiça e da impunidade no campo.

Luta
Segundo Veronica de Santana, uma das coordenadoras do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, a Câmara dos Deputados precisa olhar para a plataforma política que vem sendo construída pelas margaridas ao longo dos anos. “Mesmo esta Casa virando as costas algumas vezes para os direitos dos trabalhadores, nós continuamos trazendo nossas esperanças”, destacou.

Na avaliação da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, a Marcha das Margaridas 2019 tem a compreensão sobre o que é ser uma margarida. “Só seremos mulheres se estivermos comprometidas contra todo tipo de dominação, todo tipo de violência. Somos indígenas, trabalhadoras, somos mulheres lutando contra a violência”, resumiu.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?