Mercado de SegurosNotícias

Aumenta adesão ao serviço de segurança cibernética da CNseg

O serviço de Compartilhamento de Incidentes Cibernéticos (CIC), lançado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) no ano passado, obteve um rápido crescimento que foi impulsionado pela velocidade de entrega do serviço.

A Diretoria de Serviços às Associadas (DISERV) da Confederação, em conjunto com as Seguradoras, disponibilizou o CIC antes da entrada em vigor da Circular Susep nº 638, que dispõe sobre regras de segurança cibernética.

Tendo em vista as exigências da Circular Susep nº 638, os principais benefícios para as seguradoras que aderirem ao CIC são:

Serviço de curadoria: que é o report de incidentes cibernéticos de qualquer ordem, sejam nacionais e/ou internacionais. De forma resumida, o serviço de curadoria monitora, valida o incidente reportado e compartilha com o mercado.

Centralização de todos os incidentes em uma única plataforma: o que facilita a comunicação das associadas, pois a solução elimina a necessidade de criação de serviços de comunicação com cada associada entre si. “Com o CIC, as companhias só precisam aderir à nossa solução para gerar e receber os alertas de incidentes de todo o mercado. Essa característica, inclusive, oferece uma considerável redução de custo para as associadas. Depois da mitigação de riscos, esse é o maior diferencial do serviço”, explica André Vasco, diretor de Serviços às Associadas da CNseg.

Além da redução de custos causados por incidentes cibernéticos, o CIC contribui para dar celeridade às iniciativas para proteger os danos decorrentes destes incidentes.

O serviço da CNseg inclui não só incidentes locais, mas também os internacionais, para que o mercado possa adotar cuidados necessários para a prevenção contra essas ocorrências.         

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?