Atividade seguradora representa cerca de 8% do PIB nacional
As empresas seguradoras são responsáveis por cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB).
Quem o garante é o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Pina, durante a sessão de abertura da XVII Assembleia Anual da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (ASSAL), que decorre em Lisboa, no Hotel Meridien entre 24 e 28 de Abril.
Segundo a mesma fonte,. «este peso é equivalente nas principais economias mundiais e europeias».
Recorde-se que a ASSAL é um organismo internacional, criado em 1991, que congrega as autoridades de supervisão de seguros da América Latina. São 21 os países que constituem a ASSAL, sendo que 19 são latino-americanos e dois são membros aderentes, Espanha e Portugal. Esta é a primeira vez que a Assembleia Anual da ASSAL se realiza num país fora da América Latina.
Durante a sessão de abertura, o secretário de Estado abordou vários temas a que o Governo português está a dar atenção, nomeadamente as regras relativas à governação societária (corporate governance), a transparência na relação com os com os consumidores de produtos financeiros e a Comercialização de Produtos Financeiros à Distância.
A sessão de abertura da XVII Assembleia Anual da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina contou também com a intervenção do presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), Rui Martinho, que centrou a sua intervenção nos principais desafios que as empresas de seguros enfrentam, nomeadamente o desenvolvimento de um quadro de requisitos ao nível da solvência das seguradoras por forma a que estas tenham uma representação adequada dos riscos asumidos, de acordo com o comunicado enviado.
Fonte: Agencia Financeira