Previdência

Apenas 10% da Geração Z investe pensando no futuro

O envelhecimento da população brasileira é uma preocupação econômica crescente: estima-se que, em menos de 40 anos, mais de um quarto da população terá mais de 65 anos. Nesse cenário, o planejamento financeiro de longo prazo se torna essencial, mas os dados mostram que os jovens ainda estão distantes dessa realidade.

Segundo o 8º Raio-X do Investidor, divulgado este ano pela Anbima, aproximadamente 37% dos brasileiros investem de alguma forma. Entre os que mais se preocupam com o planejamento para a aposentadoria estão a Geração X (44 a 63 anos) e os millennials (29 a 43 anos), ambos com índice de 12%. Na Geração Z (16 a 28 anos), apenas 10% aplicam pensando no futuro financeiro.

Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade MAG e diretor de previdência da MAG, pontuou que culturalmente, as gerações anteriores como os Boomers, X e Millennials foram constituídas com a necessidade de crescer, trabalhar e planejar um futuro desde muito jovens. “Hoje, a Geração Z busca priorizar sua saúde mental, bem-estar, independência financeira e qualidade de vida, prioridades que nas gerações anteriores eram aspirações para a aposentadoria”, afirmou

O mercado financeiro tem buscado alternativas para engajar os jovens, reformulando a narrativa da previdência e destacando conceitos como “estratégias de renda” e “autonomia financeira”. O objetivo é mostrar que investir para o futuro não é apenas garantir a aposentadoria, mas também oferecer flexibilidade, independência e liberdade de escolha ao longo da vida.

Rubin aponta que é necessário recuperar a confiança da juventude no mercado, pois essa geração cresceu em meio a instabilidades econômicas globais, inseguranças políticas e mudanças sucessivas no mercado de trabalho. “É preciso adequar a linguagem, trazer à tona cases reais de sucesso e investir em educação financeira, tanto nas empresas quanto nas escolas. O maior aliado do futuro longevo é o tempo, algo que muitos da Geração Z ainda não perceberam. Quanto mais estratégico for este jovem, menor será seu esforço e maior a sua liberdade no futuro”, completa Rubin.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?