Saúde

ANS muda programa que atesta qualidade dos planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, nesta segunda-feira (07), a Resolução 630/25, que altera as regras do programa de acreditação de operadoras de planos privados, processo de avaliação e certificação que atesta a qualidade e a segurança de serviços prestados. De acordo com o texto, perderão a acreditação as operadoras que, a qualquer tempo, passarem a descumprir quaisquer dos pré-requisitos previstos na norma.

Na hipótese de suspensão, a operadora poderá retornar ao programa no mesmo nível de acreditação, a partir do momento em que voltar a cumprir o pré-requisito, desde que durante o período de vigência do certificado emitido na auditoria de acreditação.

As operadoras também serão avaliadas em relação ao cumprimento dos requisitos referentes aos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.

Ainda de acordo com a norma, para ter direito à acreditação, a operadora deverá possuir, no mínimo, um auditor com formação universitária, ou pós-graduação, em uma das seguintes áreas: administração, economia, engenharia de produção, gestão de negócios, controladoria, finanças, auditoria empresarial, economia empresarial, ciências contábeis, ciências atuariais, gerenciamento de risco corporativo ou experiência mínima de cinco anos em auditoria empresarial ou controladoria.

Para manutenção da acreditação, a operadora de ambos os segmentos: médico-hospitalar e exclusivamente odontológico, deverá sofrer auditorias de manutenção pela Entidade Acreditadora, anualmente, até o fim do ciclo avaliativo.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?