AIDA-BR inaugura escritório em São Paulo amanhã
O presidente da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITO DO SEGURO (AIDA), o advogado Sergio Barroso de Mello, sócio fundador do escritório Pellon & Associados Advocacia, inaugura amanhã, dia 06 de julho, em São Paulo, o escritório da organização, considerada a mais importante na área de Direito de Seguro do mundo.
Para dar o tom técnico-acadêmico, que a nova diretoria pretende empreender durante a sua gestão, será feito o lançamento do livro “Direito de Seguro no Novo Código Civil e Legislação Própria”, de Ricardo Bechara, superintendente Jurídico da SulAmérica presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da Fenaseg e consultor jurídico do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro.
No livro, editado pela Editora Forense, com apresentação do desembargador Sylvio Capanema de Souza e prefaciado pelo ministro Célio Borja, o advogado comenta as disposições do Código Civil relativas ao seguro e discorre sobre assuntos referentes ao seguro-saúde, inadimplência, fraude e boa-fé.
O presidente da AIDA-Brasil, Sergio Barroso de Mello, disse que é uma honra abraçar a missão de conduzir os destinos desta conceituada organização, que abriga os mais notáveis especialistas do Direito de Seguro, justamente no ano em que esta comemora 46 anos de existência, celebrados junto com a inauguração de sua nova sede, em São Paulo, adquirida com o apoio do mercado segurador nacional e com o elevado esforço das gestões que me antecederam.
Entre as metas da atual diretoria da AIDA-BR estão: criar novas ferramentas, como dotar a associação com uma rica biblioteca de Direito de Seguro, através do apoio de nossos associados e entidades do setor engajados na busca do conhecimento e do saber, realizar congressos anuais de advogados de seguros, nos moldes dos eventos internacionais produzidos pela AIDA, além de promover a integração com as demais entidades ligadas ao seguro, a fim de obter resultados expressivos, utilizando-se ainda dos Grupos Nacionais de Trabalho, que serão ampliados para permitir a existência de um fórum permanente de estudiosos do direito do seguro”. A diretoria eleita por um período de dois anos tomou posse no dia 30 de março, e é composta por: Sergio Barroso de Mello; Therezinha de Jesus Correa; Luis Felipe de Freitas Braga Pellon; Ayrton Pimentel; Marcus Frederico Botelho Fernandes; Maria da Glória Faria; e Carlos Barbosa.
O que é? – A AIDA é uma instituição de cunho científico, sem fins lucrativos, fundada em 28 de abril de 1960, em Luxemburgo. É mundialmente conhecida como AIDA, as iniciais de seu nome em francês, Association Internationale de Droit des Assurances. oje em dia a AIDA está presente em 92 países, sendo integrada por profissionais do direito de seguro dentre advogados, professores universitários, juízes, Ministros de Estado e estudantes de direito. A AIDA tem também como membros os chefes de departamentos jurídicos das principais companhias de seguros e resseguros nos países onde possui seção. A Seção Brasileira da AIDA foi fundada em 1960, mesmo ano de criação da AIDA mundial, por Angelo Mário Cerne, na forma de uma sociedade civil, sem finalidade lucrativa. A sede inicialmente foi fixada na cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o ano de 1973, sendo então transferida para a cidade de São Paulo. É membro de pleno direito daquela associação internacional, com total autonomia no âmbito nacional.
Perfil do presidente – Sergio Barroso de Mello tem 42 anos, é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em diversas áreas do Direito do Seguro adquirida na consultoria e atuação judicial para diversas companhias de seguro no Brasil e no exterior. É doutorando em Contrato de Seguro e Resseguro pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha e é pós-graduado pela Universidade Federal Fluminense em Direito Privado. Professor dos Cursos de Pós Graduação (MBA) nas diversas áreas do seguro e previdência da COPPE/UFRJ; Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Universidade Cândido Mendes; Funenseg (Fundação Escola Nacional de Seguro); IBMEC; Fundação Getúlio Vargas e PUC-MG. É membro do Conselheiro Mundial da AIDA e integra o Grupo Internacional de Trabalho de Resseguro da Associação. Atualmente é Diretor da Associação Nacional de Seguros Privados (ANSP); É membro da Comissão de Assuntos Jurídicdos e da Comissão Especial de Arbitragem da Fenaseg. É árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, instituído pela Firjan, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Fenaseg.
Fonte: Segs.com.br