“Agosto Lilás” na Câmara terá ações de conscientização e prevenção da violência
A Câmara dos Deputados promove neste mês mais uma edição do “Agosto Lilás” período de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Nesta terça-feira (13), às 10h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, será realizado Ato Solene em alusão à Campanha Agosto Lilás, aos 18 anos da Lei Maria da Penha e para o lançamento do Concurso de obras audiovisuais sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher.
As ações da campanha Agosto Lilás 2024 tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. As atividades da campanha incluem o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás.
A campanha nasceu no mês da sanção da Lei Maria da Penha, criada para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres e que, este mês completou 18 anos.
Apesar de ter sido considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a terceira melhor lei de combate à violência contra a mulher no mundo, o Brasil é líder nos índices de violência. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 mostram o crescimento de casos em todos os tipos de violência contra mulheres no Brasil em 2023, incluindo ameaça, stalking (perseguição), agressões físicas em contexto de violência doméstica, violência psicológica, estupro, feminicídio e tentativa de feminicídio.
Segundo o levantamento, 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2023 ou seja, em média, quatro mulheres morreram por dia vítimas desse crime. Dessas, 63,6% eram negras, 71,1% tinham entre 18 e 44 anos, e 64,3% foram mortas em casa. O assassino foi o parceiro em 63% dos casos, o ex-parceiro em 21,2% e um familiar em 8,7% dos registros.
Fonte: NULL
