AGCS lança nova edição do Global Risk Dialogue
Riscos envolvendo uso de drones, recall de produtos, eventos ao vivo, cyber crimes e escândalos políticos são analisados na indústria de seguros e resseguros
A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), resseguradora global do Grupo Allianz, divulga nova edição do seu estudo Global Risk Dialogue. A publicação analisa cenários de gestão de crises em temas recorrentes no mundo atual, abordando desde perdas com recalls de produtos, passando por situações que envolvem riscos políticos e terrorismo, até o que acontece quando eventos ao vivo são interrompidos.
Outro ponto explorado no estudo é sobre a tecnologia que está rapidamente se tornando um negócio de bilhões de dólares: veículos aéreos não tripulados (UAVs) ou drones. Até 2024 estima-se que o impacto comercial com o mercado de drones triplique, chegando a cerca de US$ 93 bilhões. O relatório aponta quais os desafios de risco e responsabilidades que estão envolvidos neste tipo de negócio, que ainda carece de dados e regulamentação.
Riscos com inundações, que representam grandes ameaças para as empresas, também são analisados no documento. Além de causar danos materiais à propriedade, podem interromper as operações e trazer danos ao patrimônio. A análise da AGCS mostra que as inundações, resultados de catástrofes naturais, ocupam a 7ª posição na causa de perda para os negócios. O segredo para minimizar prejuízos, segundo a análise, é uma preparação adequada e o aumento da capacidade de resiliência dos locais.
Para download completo do relatório em inglês, acesse aqui.
Confira os artigos em destaque na nova edição do Global Risk Dialogue:
Recall de produtos lidando com o perigo na era digital Quando a segurança de um produto entra em questão, o tempo é crucial especialmente na era das mídias sociais. As decisões precisam ser tomadas rapidamente, mas os que não se preocuparem podem adicionar custos e prejudicar a reputação de uma empresa.
Riscos políticos focos de crise e inteligência de risco Cinco anos após os acontecimentos da Primavera Árabe, o ambiente político em todo o mundo continua a ser volátil. Mais países estão enfrentando situações que podem representar enormes desafios para a equipe e os ativos das empresas.
Riscos de eventos ao vivo Concertos ao vivo e festivais são produções cada vez mais elaboradas, gerando enormes quantidades de receitas. Acidentes, cancelamentos e atrasos podem desafiar seriamente o resultado final.
UAVs desafios de risco e de responsabilidade Veículos aéreos não tripulados (UAVs) ou drones, como são mais comumente conhecidos, operam cada vez mais na vida cotidiana. A indústria de UAV está rapidamente se tornando um negócio de bilhões de dólares. No entanto, o aumento desse tipo de tecnologia inovadora também traz uma série de desafios de risco e de responsabilidade.
Riscos de inundação Faurecia Inundações representam um risco significativo para empresas como a Faurecia, um dos maiores fornecedores de equipamentos automotivos do mundo. Assim como ter o potencial de produzir danos materiais significativos, pode interromper as operações. O segredo para minimizar perdas é uma preparação adequada antes do evento.
Sobre a Allianz Global Corporate & Specialty Resseguros Brasil Em 2012, a AGCS Re obteve a licença da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar como resseguradora local no Brasil. Em janeiro de 2013, a companhia abriu escritórios nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e a partir de 2014 passou a ser um hub da companhia para a América do Sul.
A AGCS Re Brasil possui rating local de A (excelente) pela agência AM Best, confirmando sua capacidade de líder de mercado para grandes riscos no país. Para mais informações acesse: www.agcs.allianz.com .
Fonte: AGCS