Acordo vai fomentar estudos de terapia celular para o câncer
A Unidade de Imunologia Clínica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e o Departamento de Medicina Molecular da Universidade de Laval (Ulaval) – universidade mais antiga do Canadá, localizada no Quebeque vão assinar um marco de cooperação técnico-científico binacional.O projeto de imunogenética tem como objetivo estimular as pesquisas em terapia celular, com enfoque maior em oportunidades de tratamento do câncer, e incentivar o intercâmbio científico para treinamento de médicos, biólogos e bioquímicos brasileiros e canadenses em diversas áreas de especialização.O evento de assinatura será realizado no Rio de Janeiro, nesta 5a feira, 12 de novembro às 11h30, na Santa Casa de Misericórdia, com a presença do provedor da instituição, Francisco Horta.
Para o chefe da Unidade de Imunologia Clínica da Santa Casa, o professor Luiz Werber-Bandeira, aproximar o serviço de imunologia à divisão de genética do Departamento de Medicina Molecular da universidade canadense, referência nos estudos de terapia celular, trará importantes benefícios para pacientes dos dois países. Sabemos que hoje já existe tecnologia capaz de alterar geneticamente o receptor da célula T do organismo, mecanismo responsável pela resposta de defesa contra o câncer, tornando as células do próprio paciente muito mais ávidas a interagir e destruir o tumor, comenta. O Laboratório de Genética Humana do Departamento de Medicina Molecular da Ulaval já domina essa tecnologia, e incorporar imunologia a estes estudos irá acelerar o desenvolvimento da imunoterapia contra as células cancerígenas, celebra.
Segundo os pesquisadores, a primeira ação do marco de cooperação será a elaboração de um protocolo de pesquisa binacional, a ser submetido aos órgãos reguladores dos dois países. Quando aprovado, o estudo poderá ser aplicado em brasileiros e canadenses, com a participação de especialistas em genética, terapia celular, oncologia e imunologia. Diversas linhas de pesquisas têm apresentado resultados promissores ao redor do mundo, inclusive já com testes clínicos de imunoterapia em pacientes com câncer. A criação de um laboratório de estudos em terapia celular dentro da Santa Casa também está prevista na parceria.
Entusiasmado com o acordo, o médico Marcello Bossois, representante do Laboratório de Genética Humana do Departamento de Medicina Molecular da Ulaval e ex-aluno do professor Bandeira, enxerga com bons olhos a parceria que ajudou a estabelecer. Além da importante transferência de tecnologia entre os dois países e o intercâmbio científico a que brasileiros e canadenses terão acesso, saber que o convênio tornará possível a criação de um laboratório específico de terapia celular na Santa Casa é motivo de orgulho para nós, destaca. Estamos realizando um sonho antigo de unir imunologia aos conhecimentos de genética e medicina molecular, revela.
Nós já estamos testando as modificações genéticas das células com o sistema CRISPR e os resultados obtidos são satisfatórios, comenta o pesquisador canadense Jacques Tremblay, diretor do Departamento de Genética da Ulaval. Além de novas frentes de pesquisa, a parceria com a Santa Casa trará diversos benefícios aos estudos em mestrado e doutorado em biologia celular e molecular, em medicina experimental e em oncologia, completa.
Evento de assinatura
Além da presença dos envolvidos na parceria e do cônsul geral do Canadá no Rio de Janeiro, Sanjeev Chowdhury, o evento de celebração do convênio contará com a presença da comunidade acadêmica, médicos e pesquisadores. Na ocasião, será realizada uma webnar com o cientista Jacques Tremblay, quando as partes apresentarão os objetivos do acordo e as ações previstas entre as duas instituições.
Serviço
Data: 12 de novembro
Horário: 11h30
Local: Rua Santa Luzia 206 Centro – Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Fonte: Santa Casa