Mercado de SegurosNotícias

Aconseg RJ quer independência

A diretoria da Aconseg-RJ realizou, no dia 13 de novembro, nas dependências do Sincor-RJ, reunião com suas associadas. Além da apresentação dos novos sócios e do site da entidade, o presidente Olívio Américo e seus diretores deram conhecimento aos participantes sobre a medida do presidente da Fenacor, Armando Vergílio, de instituir um representante das Aconsegs dentro da estrutura daquela Federação. Cargo este, que por indicação da presidência da Fenacor, está sendo ocupado por Renato Rocha, da Nova Fortaleza Assessoria de Seguros.
O presidente Olívio Américo, disse que mantém relações cordiais e profissionais com os dois dirigentes e que por isso, ficou surpreso ao tomar conhecimento através da imprensa especializada da decisão da entidade de representação dos corretores de seguros, categoria esta, que na sua opinião, “todas as atenções da entidade devem estar voltadas sobre a nomeação de um representante para as Aconsegs. O fato causa especial estranheza, tendo em vista que as assessorias executam uma atividade mercantilista, que atua na captação de negócios em apoio às seguradoras, o que torna sem sentido a participação desta conceituada Federação voltada para os corretores de seguro nos destinos das Aconsegs”, protestou o presidente.
Sobre a disposição da Fenacor em apoiar as Aconsegs no processo de regulamentação das assessorias, oficializando-as junto aos demais órgãos de representação do mercado, Olívio Américo acredita ser desnecessário no momento, tendo em vista que ele já arrancou do superintendente da Susep, René Garcia, o compromisso de agilizar e proceder à oficialização até o final de 2006. “Foi um compromisso público do superintendente, acrescentou, que declarou quando a nossa diretoria tomou posse que o que dependesse da Susep, a regulamentação das assessorias filiadas à Aconseg-RJ será resolvida até o final do ano e que ele já vinha mantendo negociações com a presidência da Aconseg-RJ e do Sincor-RJ neste sentido. Inclusive, para dar ciência ao mercado sobre este apoio importante do superintendente da Susep manifestado em nossa cerimônia de posse, publicamos as declarações do René Garcia no nosso jornal interno para que todos tivessem conhecimento”, declarou.
Para agravar ainda mais a discordância do presidente Olívio Américo e seus diretores, ele acredita que “se a Fenacor achasse que deveria ter uma representação das Aconsegs em sua diretoria, seria de bom tom que fosse escolhido um dos atuais presidentes eleitos destas entidades, que estão respaldados pelo voto dos associados, o que lhes confere legitimidade e representatividade. Já que a Federação deseja apoiar a legalização das assessorias, nada mais justo de que faça o dever de casa, buscando respaldo nos legítimos representantes da categoria, enfatizou Olívio Américo, destacando que não aceitará um duplo comando na entidade carioca. O nosso modelo é vitorioso e estamos traçando o nosso próprio caminho”.
O 1o. secretário da entidade, César Paulo, também se manifestou, lamentando que “faltou ética nos procedimentos adotados pela direção da Fenacor, que fez uma nomeação de cima para baixo, criando uma liderança paralela desnecessariamente na nossa entidade”.
“A diretoria e os associados estão irmanados e tristes com o ocorrido, pois temos feito tudo para manter a união entre todos e, principalmente, entre as seguradoras onde temos negócios e com os órgãos de classe, excetuando-se a Fenacor, na pessoa de seu presidente, que não compareceu a nossa posse e hoje, de forma autoritária, quer entrar em nossa atividade, que é totalmente desvinculada da Fenacor”, finalizou protestando o presidente da Aconseg-RJ.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aconseg-RJ

Fonte: Escola Nacional de Seguros

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?