Mercado de SegurosNotícias

Abertura trará desafios para o Brasil, diz Levene

A época para a abertura do mercado de resseguros no Brasil não poderia ser melhor, segundo Lorde Peter Levene, presidente do Lloyd? of London. “Reconhecemos que a transição será uma época desafiadora para o mercado, mas não temos dúvidas de que, a longo prazo, será muito benéfica para o Brasil”, disse ele ontem em seu primeiro discurso no País, proferido na sede da Fundação Nacional Escola de Seguros (Funenseg), no Rio.
Levene discursou no mesmo dia em que as tão esperadas regras do resseguro seriam conhecidas. De acordo com anúncio da Superintendência de Seguros Privados (Susep), na segunda-feira, as normas seriam publicadas no site ontem. No entanto, por problemas operacionais no sistema da autarquia, as normas deverão ser publicadas somente hoje ou na quinta-feira.
Levene contou que ficou impressionado ao descobrir como o mercado de seguros estava atrasado em relação ao setor financeiro quando assumiu o Lloyd?, em 2002. Por isso tem focado seus discursos na globalização, que traz oportunidades sem precedentes, e na disciplina na subscrição de riscos. “Uma de minhas maiores preocupações é que nós, no setor de seguros, possamos ser lentamente marginalizados pelo restante da indústria de serviços financeiros se não abrirmos os braços para o futuro”.
Segundo ele, isso só será possível com uma visão e ambiente operacional flexíveis e abertos, com acesso global, padrões globais e um arcabouço regulatório global. Tendo isso, o principal desafio da indústria mundial de seguros é não repetir os erros do passado, quando muitos competidores baixaram os preços seduzidos pela lucratividade gerada no momento de forte demanda e baixa sinistralidade (soft cicle).
“Vemos oportunidades inéditas para todos no Brasil à medida em que a economia cresce e o mercado de resseguros se abre. E nossa indústria precisa agir agora com uma disciplina jamais vista, para que possamos administrar o ciclo e permanecer fortes no futuro”.

Fonte: Gazeta Mercantil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?