Mercado de SegurosNotícias

Abertura do Resseguro provocou maior cuidado no Gerenciamento de Riscos, afirma especialis

Gerenciamento de Riscos Patrimoniais e Empresariais foi tema de palestra promovida pelo Sindseg N/NE e a Escola Nacional de Seguros em abril deste ano. Sobre o assunto, o diretor técnico da Companhia Excelsior de Seguros, Oldemar Fernandes, ressaltou as modificações no ramo geradas pelas mudanças no mercado de resseguro.
“A abertura provocou, principalmente no segmento de Riscos Empresariais, um cuidado enorme com os denominados riscos gravosos. Ocorre que muitas empresas brasileiras enquadradas neste tipo de riscos, de repente, se viram privadas da oportunidade de obtenção de proteção securitária, ou sofreram elevações acentuadas do custo”, aponta.
O diretor afirma que em decorrência, os riscos passaram a ser subscritos com maior rigor. “A conscientização do segurado e do corretor na necessidade de investimento na proteção do risco e a conscientização das seguradoras da importância em orientar seus clientes para uma melhor adequação certamente será matéria cada vez mais atual”, garante.
Oldemar também chama atenção para a participação do Mercado de Seguros no boom imobiliário. “O crescimento acelerado exige um cuidado especial nos Riscos de Engenharia, considerando a redução das taxas médias e a tendência de aumento da sinistralidade, caso o risco não seja adequadamente analisado, em função de insuficiência de mão-de-obra qualificada e do aceleramento de muitos projetos. Assim, mais uma vez, o seguro necessita de cuidados técnicos.”, comenta.
Sobre os sinistros vivenciados globalmente em 2011, Oldemar acredita que sirvam de motivação para as empresas reverem suas estratégias de gerenciamento de riscos. “Isto é inevitável, pois é com a adversidade que o homem pensa em ser cauteloso”, finaliza.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?