Abertura do resseguro é prioridade para Ministro da Fazenda
A abertura do mercado de resseguro é uma prioridade do atual governo, segundo informou Guido Mantega, ministro da Fazenda, ao grupo de líderes empresariais em almoço mensal promovido ontem por João Dória. O ministro, que sentava ao lado de Renê Garcia, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), respondeu à pergunta feita por um dos seguradores presentes: O resseguro no Brasil é uma das últimas indústrias do mundo que continua estatizada. O senhor crê que o resseguro será aberto caso Lula seja reeleito?
“É uma das prioridades do governo, do meu ministério, no qual IRB e Susep estão subordinados. O governo acredita que a abertura é urgente. Tanto que ele mesmo preparou o projeto que está no Congresso para ser votado”, respondeu. Entre os motivos para a abertura, Mantega citou que a abertura do resseguro poderá ajudar a desenvolver o mercado de seguros, que ainda é tímido no Brasil, e que tem um grande potencial para crescer.
A abertura está em pauta há dez anos, quando foi extinto o monopólio do resseguro na Constituição. O mais recente projeto, o 249, está na Câmara desde maio de 2005 para ser votado e ainda há um longo caminho a percorrer. O projeto ainda passa pelas comissões, para ser encaminhado ao plenário da Câmara. De lá seguirá para o Senado, retornando para a Câmara. O setor aguarda o desenrolar desta história com ansiedade.
Fonte: Gazeta Mercantil