Mercado de SegurosNotícias

A Chubb está interessada em operar no segmento de resseguros no Brasil

A Chubb está interessada em operar no segmento de resseguros no Brasil, nesta fase pós-abertura do mercado nacional com o fim do monopólio estatal do IRB-Re. De acordo com Acacio Queiroz, presidente e CEO (Chief Executive Officer, o principal executivo) da Chubb do Brasil, a proposta de ingresso da resseguradora do grupo, a Federal SA, no Brasil encontra-se sob análise da diretoria da matriz da companhia, nos Estados Unidos. “Esperamos uma resposta positiva ou negativa no máximo em março deste ano”, estima o executivo.
Além da atuação no mercado ressegurador brasileiro, a Chubb tem outros planos para o País em 2008, como a abertura de uma sucursal no Nordeste, a ampliação das parcerias para a comercialização de seguros massificados e a continuidade da diversificação do seu portfólio.
O objetivo, de acordo com Queiroz, é aumentar a participação de nichos como vida, transporte, massificados e responsabilidade civil nos negócios da seguradora, de modo que o seu desempenho fique menos centralizado no seguro de automóveis. “Há três anos, o segmento de auto respondia por cerca de 45% da nossa carteira total. Em 2007, esta participação caiu para 28%, e em 2008 não queremos que ultrapasse os 25%”, indica o presidente da Chubb. A concorrência acirrada no segmento de auto e a conseqüente guerra de preços neste mercado podem ser considerados alguns dos motivos que levaram a seguradora a buscar a descentralização dos negócios. Queiroz conta que a meta da companhia é manter a lucratividade, mesmo que para isso tenha que “sacrificar market share”. “Não vamos comprometer o nosso lucro só para crescer em automóveis. Quem está fazendo isso agora vai ter de reajustar os preços depois”, comenta o executivo.
A carteira de massificados é uma das apostas da Chubb. Em 2007, as linhas da modalidade já foram as que mais contribuíram para o crescimento da seguradora no Brasil e, para este ano, Queiroz já indica a elevação do número de parcerias para a venda destes produtos. A Chubb conta hoje com 30 parceiros entre financeiras, varejistas, redes médicas, supermercados e cooperativas, e está com mais quatro parcerias “em processo de assinatura de contrato”.
A seguradora também prevê a continuidade de sua expansão geográfica no Brasil. Com cinco sucursais atualmente (Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília), a Chubb prevê a abertura de uma unidade no Nordeste e está mais propensa a escolher entre Fortaleza e Salvador.
Resultados
A Chubb do Brasil encerrou 2007 com um total de R$ 632 milhões de prêmios diretos (incluindo DPVAT), representando um crescimento acumulado nos últimos três anos de 144%. O lucro líquido somou R$ 34,4 milhões no ano passado, 26,5% superior ao registrado em 2006. O índice de sinistralidade apresentado em 2007 foi de 44,6%, cinco pontos percentuais menor que o do ano anterior, de 49,1%.

Fonte: DCI OnLine

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?