A cada duas horas, uma pessoa foi baleada no RJ em 2017
Em 2017, a cada duas horas, uma pessoa foi baleada no Rio de Janeiro. O levantamento obtido pela GloboNews mostra que, no ano passado, 4.440 pessoas foram atendidas atingidas por tiros em hospitais públicos do estado. O número inclui todos os atendidos durante o ano na rede estadual e aqueles que foram atendidos de janeiro a outubro na rede municipal.
Nas unidades estaduais, a média de baleados atendidos por dia em 2017 foi de 6,7 pessoas, o que mostra um número acima da média por dia dos três anos anteriores (de 2014 a 2016), que foi de 5,3.
Em 2014, a rede estadual recebeu 1.834 baleados. Já em 2017, esse número saltou para 2.437 pessoas, uma alta de 32,9%.
Em 2018, caso a soma fosse feita apenas nos primeiros 15 dias, a média seria ainda maior: 6,9.
Casos continuam em 2018
Os índices de violência parecem continuar em 2018. Na madrugada desta terça-feira, uma criança de três anos morreu após ser baleada em uma tentativa de assalto por criminosos na Rua Cardoso de Castro, em Anchieta, na Zona Norte do Rio. O pai e a mãe também foram baleados e levados para o hospital.
Os criminosos cercaram o carro e atiraram na família. Segundo a polícia, os criminosos tinham saído da comunidade da Pedreira e estavam roubando carros pelo caminho. Eles acabaram fugindo sem levar o veículo da família.
O último fim de semana também foi marcado pela violência no Rio. De sexta (2) a domingo (4), nove pessoas foram mortas na Região Metropolitana do Rio.
Pouco antes da 0h de domingo, um homem morreu depois de ser metralhado dentro de uma ambulância na porta do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. Mikael Barbosa da Cruz estava recebendo atendimento, por volta das 23h40, quando criminosos ordenaram que os profissionais saíssem da ambulância e efetuaram os disparos. Mais de 15 tiros atingiram a vítima e o veículo.
Fonte: G1