Começa hoje a reserva de ações da BB Seguridade, que estará listada na bolsa dia 25
Andre Rocha, blogueiro do Valor Econômico, escreve sobre o IPO da BB Seguridade, cuja reserva de ações começa hoje. Segundo ele, usando o mote do comercial do Banco do Brasil, o bom pra todos, o IPO de BB Seguridade pode ser bom para o BB e seus acionistas, o governo federal e os minoritários. Pelas calculus de múltiplos e análise de Rocha, a nova empresa continua sendo uma estatal e existe uma corrente que defende que vivemos um momento de bull market in politics, quando existe maior intervenção governamental e, por isso, as ações da bolsa, especialmente as públicas, tendem a negociar com múltiplos mais modestos.
Também o Valor entrevistou Gilberto Braga, professor de finanças do Ibmec-RJ, para quem as ações da BB Seguridade são uma alternativa de investimento promissora. Mesmo que fique no teto da faixa estimada, o papel não sairá caro. E o potencial de crescimento do negócio é enorme, afirma.
Além do potencial da empresa, tem o potencial do mercado, afirma o professor. A compra de seguros, diz Braga, deve explodir nos próximos anos, com ascensão das classes C e D. Além disso, boa parte dos potenciais consumidores já são clientes do banco. A BB Seguridade pode captar clientes sem muito esforço, o que a coloca à frente da concorrência, diz Braga. Mas o investidor não pode ter pressa. Não é para investir dinheiro que pode ser necessário em uma emergência, informa a reportagem do Valor.
A BB Seguridade venderá até 675 milhões de ações, podendo captar o máximo de R$ 12,15 bilhões. A reserva para pessoas vinculadas ligadas aos bancos coordenadores ou ao emissor termina no dia 12. A voltada para os demais investidores tem fim no dia 22. As apresentações para possíveis investidores serão realizadas até o dia 23, data do encerramento do procedimento do bookbuilding, com a fixação do preço por ação.
Fonte: Sonho Seguro