Mercado de SegurosNotícias

Bovespa fecha em queda pressionada por Vale e OGX

O principal índice brasileiro de ações fechou em queda nesta segunda-feira (4), ampliando as perdas do primeiro pregão de março, com crescentes preocupações sobre as perspectivas de crescimento global minando o apetite por ativos de risco.
O Ibovespa fechou em queda de 0,68%, a 56.499 pontos, pressionado pelas ações da Vale e da OGX.
No mês, o Ibovespa tem queda acumulada de 1,61% e no ano, de 7,31%.
As ações preferenciais da mineradora Vale, que tem na China seu principal mercado, foram a maior pressão negativa para o Ibovespa durante parte do pregão e fecharam em queda de 3,12% e 2,8%, segundo dados preliminares.
Notícia de que a China pretende esfriar os preços de seu mercado imobiliário feria o sentimento de investidores, reacendendo temores de desaceleração num dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Os mercados também repercutiam dado que mostrou que o setor de serviços chinês se expandiu em fevereiro no menor ritmo em cinco meses. Nesse cenário, as ações do país amargaram fortes perdas nesta segunda-feira.
“Essa deterioração na China acabou repercutindo nas ações globais e pesando por aqui”, disse o economista Daniel Cunha, da XP Investimentos em São Paulo. “Temos também Europa gradativamente voltando a elevar as incertezas, principalmente com relação à Itália. O campo macro voltou a ficar um pouco mais turvo.”
O impasse político na Itália continuava no radar de investidores, após a falta de progresso nas negociações no fim de semana para formação de um novo governo. Também pesava nos mercados preocupação com possíveis impactos dos cortes orçamentários nos Estados Unidos.
As ações da petrolífera OGX, do empresário Eike Batista, caíram 4,6%, segundo dados preliminares.

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?