Empregadores brasileiros só perdem para indianos em otimismo, diz pesquisa
Os setores de serviços e de administração pública devem puxar a alta dos empregos no Brasil no segundo trimestre deste ano, segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira pela consultoria internacional de recursos humanos.
Notícias relacionadas
Criação de empregos formais desacelera em janeiro
Desemprego sobe na comparação mensal e fica em 5,5% em janeiro
Transferência de renda tem que ser acompanhada por geração de empregos, diz analista
Tópicos relacionados
Brasil
Apenas 6% dos empregadores brasileiros esperam uma queda no ritmo de contratações. Segundo a Manpower, o otimismo no Brasil é o maior entre os dez países pesquisados nas Américas e o segundo maior entre os 41 países pesquisados no mundo, atrás apenas da Índia.
A pesquisa ouviu 65 mil empresas em 41 países e territórios. No Brasil, foram ouvidos 850 empregadores.
O levantamento indicou uma expectativa líquida de contratações (ELC, ou expectativas positivas menos negativas) de 55% no setor de serviços entre os empregadores brasileiros ouvidos – um crescimento de dez pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano.
No setor de administração pública e educação, a expectativa líquida de contratações é de 46% para o segundo trimestre (aumento de 16 pontos sobre o trimestre anterior).
A Copa de 2014 deve ajudar na criação de 700 mil novos empregos
A ELC no setor da construção também é mais otimista do que no começo do ano (40% para o segundo trimestre de 2012, contra 36% no primeiro).
Entre os oito setores pesquisados, o que mostrou a menor ELC é o de transporte e serviços públicos (31% no segundo trimestre, diminuição de 12 pontos percentuais em relação ao primeiro).
O setor industrial apresenta a segunda menor expectativa líquida de contratações para o segundo trimestre, 33%, mas o dado representa um aumento de 21 pontos percentuais em relação ao período passado.
A Manpower calcula que, no total, a expectativa líquida de emprego no Brasil para o segundo trimestre é de 39%, aumento de seis pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, mas resultado ligeiramente pior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Fonte: bbc.co.uk