Aumento de 0,77% no IPCA em abril: Mantega espera inflação menor em maio, de 0,45% a 0,50%
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta manhã que o IPCA de abril ficou abaixo do esperado pelo mercado. Com a forte queda das commodities no mercado internacional, ele acredita que o pior da inflação no Brasil está passando. Para maio, Mantega projeta uma alta de 0,45% e 0,50% para o indicador.
A partir deste mês, os preços vão começar a cair no Brasil, de modo que a inflação estará sob controle, comentou.
Ao comentar o aumento de 0,77% no IPCA em abril, o ministro avaliou que o índice ainda está alto, mas ficou abaixo do que o mercado esperava. Ele disse que o grande vilão do aumento dos preços do mês passado foram os combustíveis, que, junto com as demais commodities, apresenta queda na cotação esta semana.
Ontem, lembrou Mantega, somente o preço do petróleo recuou 8,5%, e o conjunto das commodities caiu 4,5%. A forte desaceleração do preço das commodities e o início da safra de alimentos no país levam a um ponto de inflexão, disse o ministro. Segundo ele, com o aumento da produção de cana-de-açúcar já neste mês, o preço do etanol ao produtor começou a cair e logo mais o preço menor chegará à bomba.
Mantega ressaltou que, com a boa notícia de queda das commodities, que pressionam a inflação mundial desde o fim de 2010, já se pode respirar em maio, esperando uma inflação do IPCA menor.
Fonte: Valor
