Bolsas na Ásia fecham em queda e atingem menores níveis em meses
Com exceção de Seul, as principais praças acionárias da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, com alguns índices da região registrando o menor patamar em meses, afetados pela aversão ao risco nos pregões por conta dos renovados temores sobre o setor financeiro internacional.
O forte prejuízo trimestral recorde registrado ontem pela AIG e a queda de 70% no lucro líquido do HSBC, que anunciou também a maior emissão de títulos na história do Reino Unido para levantar capital, elevaram a preocupação de um aprofundamento dos problemas no sistema financeiro mundial.
O índice MSCI Ásia-Pacífico, que mede as bolsas da região com exceção do Japão, atingiu durante a madrugada seu menor nível em três meses, mas operava às 07h50 (horário de Brasília) com ligeiro ganho de 0,48%. Entre os principais mercados, o Nikkei 225 de Tóquio caiu 0,69%, para 7.229,72 pontos, após fixar abaixo de 7.089 pontos (patamar mais baixo desde outubro) no decorrer da sessão.
O governo japonês anunciou nesta terça-feira que utilizará US$ 5 bilhões de suas reservas de divisa estrangeira para aliviar a escassez de fundos em dólares das empresas locais, segundo o ministro da Economia, Kauro Yosano.
O diário econômico Nikkei revelou que a Toyota foi uma das primeiras a solicitar essa ajuda, pois espera conseguir um empréstimo de US$ 2,06 bilhões para garantir suas operações nos Estados Unidos. As ações da montadora terminaram o dia com ligeiro recuo de 0,33%.
Na Coreia do Sul, o Kospi de Seul avançou 0,66%, para 1.025,57 pontos. Em Hong Kong, o indicador referencial Hang Seng perdeu 2,30%, para 12.033,88 pontos, com os papéis da seguradora China Life subindo 1,49% após a empresa abandonar as negociações para a compra da AIA, unidade da gigante norte-americana AIG em Hong Kong.
Na China, o Xangai Composto apresentou baixa de 1,05%, para 2.071,43 pontos. Nova Zelândia, Tailândia, Cingapura e Malásia também fecharam no vermelho. Já na Austrália, o All Ordinaries de Sydney perdeu 1,01%, para 3.171,40 pontos. O Reserve Bank of Australia (RBA, central) finalizou hoje sua reunião de política monetária e manteve inalterada a taxa básica de juros, atualmente fixada em 3,25% ao ano.
Fonte: Gazeta Mercantil