Aberto a investimentos
A turbulência do mercado financeiro internacional não foi suficiente para frear os planos de expansão da Votorantim Siderurgia. Nem no Brasil nem no exterior. Pelo menos, no curto prazo. Ontem, Albano Chagas Vieira, presidente da empresa, anunciou o início dos projetos de engenharia básica, licenciamento ambiental e instalação de Zona Franca de uma nova siderúrgica na Colômbia, em associação com o grupo local Acesco. Ao lado do presidente de Carlos Arturo Zuluaga, presidente da Acesco, Vieira também reafirmou o cronograma de construção da usina de aços longos da Votorantim, em Resende (RJ).
– Não há nenhuma chance de o projeto (Resende) ser afetado por essa crise. A demanda por aço em construções civil e mecânica continua crescendo. A usina está 58% pronta. Entraremos em operação entre 30 de abril e 15 de maio de 2009 – disse o executivo, por telefone, a “Negócios&Cia”.
Ao longo dos próximos nove meses, prazo de conclusão das etapas iniciais do projeto de Barranquilla, na costa colombiana, os sócios avaliarão o cenário internacional. A partir daí, a construção da usina de aços planos de US$ 1,5 bilhão poderá ter o ritmo acelerado ou reduzido, diz Vieira. Hoje, espera-se o início da produção em 2012
Fonte: O Globo