Acionistas buscam saída para retomar AIG
Os acionistas do American International Group Inc. (AIG), que se opõem a uma tomada de controle no valor de US$ 85 bilhões por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) passível de diluir suas participações buscam uma alternativa ao plano.
“A possibilidade de sucesso me parece terrivelmente remota”, disse James Cox, professor da Duke University especializado em legislação de valores mobiliários. “Nunca aconteceu até agora uma tomada de controle defensiva de uma empresa por parte de seus investidores, nessa escala”, acrescentou. Até o fechamento desta edição, nenhum acordo sobre a situação da AIG havia sido divulgado.
A seguradora concordou em repassar o controle da empresa ao governo dos EUA na semana passada em troca de um empréstimo federal de até US$ 85 bilhões. As cláusulas originais do acordo determinavam que os EUA obteriam bônus de subscrição equivalentes a uma participação de 79,9% na seguradora, e que se buscaria obter aprovação da parte dos acionistas. Uma nova descrição protocolada no dia 19 omitiu menção a bônus de subscrição e a votação entre os acionistas.
Cingapura
Os cidadãos de Cingapura cancelaram 5 mil de suas apólices com a AIG após terem perdido a confiança na seguradora americana. Na sexta-feira passada, a AIG informou que tinham sido revogados apenas 2 mil dos cerca de 2 milhões contratos de seguros em vigor na Cingapura. No entanto, o ministro do Comércio e Indústria Lim Hng Kiang garantiu que os cidadãos podem ficar tranqüilos sobre a garantia de suas apólices.
Fonte: DCI OnLine
