Mulheres em pauta na Escola Nacional de Seguros
Ela já ocupou cargos de liderança em empresas privadas e na administração pública. Há um ano está no mercado de seguros, onde assumiu a presidência da Icatu Hartford.
Na entrevista, a primeira mulher a assumir o posto mais alto em uma seguradora destacou o desempenho do setor e as perspectivas de crescimento com a abertura do mercado de resseguros.
SEP – Qual a sua formação?
MS: Sou formada em Administração Pública. Também possuo mestrado e doutorado em Economia pela Fundação Getulio Vargas.
SEP: Fale um pouco sobre sua experiência antes de ingressar no setor de seguros.
MSJá ocupei cargos no setor privado, onde fui CEO da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS). Em minha experiência na administração pública fui coordenadora da área externa da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, assessora especial para assuntos de desestatização do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES) e, também, da área financeira e internacional do BNDES. Entre 1993 e 1996, estive à frente da Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro. E, há um ano, assumi a presidência da Icatu Hartford.
SEP – O que você considera o maior desafio no mercado de seguros?
MS: O mercado de seguros e previdência está apenas começando no Brasil, quando comparado com o de economias mais maduras. Temos pouco mais de 10 anos de economia estável e desde então começamos a redescobrir os mecanismos de poupança de longo prazo. Por outro lado, o fim da inflação nos elevados níveis do passado representou um aumento significativo da renda real das camadas de menor poder aquisitivo da população. Estes fatores, aliados ao crescimento da economia, representam poderosos alavancadores do setor.
SEP: E a abertura do resseguro no Brasil?
MS: A abertura do resseguro no Brasil é outro ponto positivo para o desenvolvimento do setor, já que trará maior competição, redução de preços e novos investidores para o nosso País.
SEP – Para você, as mulheres têm uma maneira diferente de lidar com determinadas situações de negócio ou não há diferença?
MS: Sim. E, por isso, acredito ser importante buscar a diversidade. Diferentes formas de encarar um mesmo problema. Diferentes habilidades para resolver uma mesma questão.
SEP – A Icatu tem algum produto/serviço para o público feminino?
MS:Sim. O Seguro de Vida Mulher, que além das coberturas básicas, oferece assistências especiais, como serviço de informações nutricionais, contratação de baby-sitter, faxineira, entre outros benefícios.
Fonte: Escola Nacional de Seguros
