Previdência privada já faz parte da vida dos brasileiros
A cultura previdenciária está cada vez mais presente entre os brasileiros. Com vantagens tributárias a longo prazo que permitem a pessoa programar uma velhice tranqüila e confortável, os planos de previdência privada vem ganhando, ano a ano, mais espaço. Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o setor captou em 2007, cerca de R$ 28,1 bilhões.Esse volume aponta um crescimento de 22,73% ao ano. Os planos de VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) cresceram 30% e os do modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) apresentaram uma captação estável em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,5 bilhões.
O ano de 2007 para foi marcado pela maior adesão dos participantes a planos com renda variável. E os principais fatores que alavancaram o crescimento do setor foram o resultado positivo do mercado de ações e o reconhecimento da importância desse tipo de planejamento diante dos problemas enfrentados pela Previdência Social.
Para 2008, a Fenaprevi espera que a captação da previdência privada cresça mais 15%. A Federação já começou o ano investindo em cursos de especialização no setor e está realizando uma nova turma do Curso de Especialização em Previdência para profissionais que já atuam ou pretendem atuar em um dos segmentos de negócio.
O objetivo do curso é preparar o profissional para enfrentar, nas melhores condições, o dia-a-dia deste mercado em franca expansão. Serão 24 horas de trabalho e aprendizado com troca de experiências e informações. Mais informações no site: www.fenaprevi.org.br.
Fonte: Escola Nacional de Seguros