Atenção aos golpes típicos de fim de ano
O espírito natalino deixa as pessoas mais abertas e solidárias. Todos aqueles que prestam serviços às nossas residências costumam aparecer nessa época e tradicionalmente costumamos atendê-los como forma de agradecimento. Mas o que já faz parte da rotina da população também está sendo usado como golpe. Os ladrões, aproveitando a oportunidade, abordam o morador para pedir a caixinha e, nesse momento invadem a residência.
Em outros casos, criminosos se passam por funcionários de empresas públicas e com algumas desculpas invadem a casa ou apartamento e roubam objetos de valor. Um exemplo típico desse golpe é o caso de dois homens se passando por funcionário da concessionária de energia elétrica e alegando um problema no chuveiro, que causava grande consumo de luz. Um dos homens, com a autorização da moradora, foi até o banheiro verificar o problema. Nesse meio tempo levou jóias e dinheiro.
Para se proteger a prevenção é fundamental. Sempre desconfie quando alguém bater na sua porta. Veifique o crachá, ligue na empresa e só quando tiver certeza absoluta permita que alguém entre em sua casa. O ideal é ligar na empresa e confirmar a visita, e lembrar-se sempre que na maioria dos casos essas visitas são pré-agendadas. Além disso, sempre que deixar idosos e adolescentes cuidando da casa, avise-os sobre a presença de estranhos. Alguns bandidos usam da ingenuidade deles para convence-los.
Todas as ações que possam dificultar a entrada de bandidos são bem-vindas, ter um sistema eletrônico de monitoramento, além de prevenir assaltos e intrusões, pode ajudar muito em casos como o citado acima. Estes serviços comunicam às autoridades eventos indesejados, imediatamente quando ocorrem. Nesse caso, a idoneidade da empresa de monitoramento de alarmes escolhida e a rapidez da vítima pode significar a diferença entre o sucesso ou não de um roubo.
Portanto, fica o alerta à população: utilize as soluções de alarmes, sensores e botões de pânico disponíveis no mercado, sempre desconfie de pessoas que queiram entrar em sua casa e não tenha vergonha de questionar a procedência dessas pessoas. Aproveitem o Natal e Ano Novo com segurança e tranquilidade
Fonte: Revista Cobertura