Vale e Baosteel querem sócio para usina de US$ 5,5 bilhões
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a maior siderúrgica chinesa, a Baosteel, buscam mais um sócio para integrar a Companhia Siderúrgica Vitória, com participação de pelo menos 20%. O projeto está orçado em U$ 5,5 bilhões, o maior investimento siderúrgico já feito no País. Atualmente, a participação da mineradora no projeto é de 60%, com os 40% restantes nas mãos do grupo chinês. A usina, com capacidade para produzir 5 milhões de toneladas/ano, tem início de operação previsto para 2012. A unidade será erguida no município de Anchieta, a 80 quilômetros da capital do Espírito Santo.
O presidente da Vale, Roger Agnelli, e o presidente do Conselho de Administração da Baosteel, Xu Lejiang, assinaram, ontem, acordo para a constituição da usina.
Norte-Sul. A Companhia Vale do Rio Doce deu o lance mínimo de R$ 1,478 bilhão, e levou o segundo trecho da ferrovia Norte-Sul, de 720 quilômetros, entre Açailândia (MA) e Palmas (TO). “É importante registrar que só a Vale apresentou as garantias para o leilão. É bom destacar isto para depois, quando a ferrovia estiver pronta, não nos acusarem de monopolistas”, afirmou Roger Agnelli.
Fonte: Jornal do Commercio
