Mercado de SegurosNotícias

TCU vê falhas graves em obras da Infraero e Prefeitura

A construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto de Guarulhos (TPS-3) e a conclusão das obras do complexo viário Baquirivu-Guarulhos constam em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), apresentado na semana passada, como obras públicas que apresentam graves indícios de irregularidades, com indicativo de superfaturamento e de administração irregular de contratos.
De um total de 231 obras da União fiscalizadas, 77 têm irregularidades graves que devem levar à paralisção, e entre elas estão as duas de Guarulhos. As obras incluídas na lista do TCU podem sofrer o bloqueio dos recursos até que as pendências sejam resolvidas.
No caso da Infraero, o levantamento feito pelo TCU detectou que a construção do terminal de passageiros já está bloqueada pela Lei Orçamentária Anual de 2007. Nesta obra, foram apontados novos indícios de irregularidades graves, envolvendo problemas no processo licitatório. A obra envolve recursos na ordem de R$ 60,28 milhões.
Segundo Luiz Akutsu, secretário do TCU, em São Paulo, na obra da Infraero foi apontado que a estimativa de preço é maior que o mercado e o TCU determinou que o edital fosse cancelado e que o processo licitatório iniciasse da estaca zero. A assessoria de Comunicação da Infraero foi contatada em Brasília, mas até o fechamento desta edição não houve resposta ao Novo Diário de Guarulhos.
SOB SUSPEITA Foz do córrego Cocho Velho no rio
Baquirivu-Guaçu. Ao fundo, o Aeroporto
Internacional de Guarulhos
Em relação ao complexo viário Baquirivu-Guarulhos, o secretário do TCU disse que o “processo é antigo e consta no tribunal como obra concluída, mas com pendências a completar”. Disse, ainda, que “o processo não está no TCU-SP e neste momento não havia possibilidade de detalhar dados sobre o superfaturamento. No relatório constam ausências de pontes e viadutos não completos”, ressaltou Akutsu.
Na Prefeitura, a assessoria informou que “se trata de contrato firmado na gestão do ex-prefeito Jovino Cândido e que todos os esclarecimentos e informações solicitados foram prestados ao TCU e que aguarda julgame

Fonte: Seguro Garantia.Net

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?