Mercado de SegurosNotícias

Investimentos em energia atraem as seguradoras

Os projetos na área de energia, desde as plataformas de petróleo, passando pelas refinarias e seguindo para as hidrelétricas, estão sendo esmiuçados pelas companhias de seguros. No entanto, a apólice que mais desperta a atenção do mercado de seguros e que tem gerado investimentos das seguradoras em profissionais qualificados é a de riscos de engenharia. Trata-se de um contrato longo, de aproximadamente três anos, e que traz muita rentabilidade se bem gerenciado.
As que mais tem investido nesse nicho são as estrangeiras, como AGF, Zurich, ACE, Royal Sun&Alliance e Tokio Marine. O assunto ganhou mais destaque com a abertura do mercado de resseguros. Nos últimos 65 anos, com o monopólio do IRB Brasil Re, as seguradoras atuaram praticamente como corretoras, pois nesses grandes contratos a maior parte do risco é repassada aos resseguradores internacionais. A partir da abertura, que precisa ser regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a concorrência se dará em preço, produto e na prestação de serviços.
Pensando nisso, a AGF , subsidiária do grupo alemão Allianz, traz para o Brasil dois dos principais especialistas em hidrelétricas e seguros de riscos de engenharia da Allianz-Re, a resseguradora do grupo. Durante o workshop “Seguros para as fases de projeto e operação de hidrelétricas”, os engenheiros explicarão como são analisados e quais os principais riscos que envolvem a construção e operação de uma usina.
A ACE Brasil registrou crescimento de 55% no segmento de energia em 2006, com faturamento de R$ 31 milhões. Segundo informações da ACE, a estratégia de crescimento está no suporte de resseguro a termos competitivos, agilidade nas respostas e nas negociações. O ano de 2007 será de grandes desafios e a área prevê um crescimento mínimo de 25%. “Nossas atenções estarão voltadas à abertura do resseguro, que afeta diretamente esse segmento por depender de expressiva participação do mercado internacional”, considera Vitória Barbará, underwiter da ACE. Entre os clientes estão Samarco Mineração, TermoPernambuco, Petroflex e El Paso.

Fonte: Gazeta Mercantil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?