Mercado de SegurosNotícias

Volume de venda do varejo em agosto aumenta 2,32% em relação a julho, diz IBGE

RIO – O volume de vendas do comércio varejista nacional apresentou alta de 2,32% em agosto no confronto com o mês antecedente, com ajuste sazonal. Com isso, reverteu quedas sucessivas nos dois meses anteriores, sublinhou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nota divulgada nesta terça-feira. Ampliaram-se as vendas de Móveis e eletrodomésticos, Tecidos, vestuário e calçados e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Em relação a agosto de 2005, houve incremento de 6,27%, com avanço de sete das oito atividades pesquisadas, sobressaindo-se os setores de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Móveis e eletrodomésticos e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.
No acumulado do ano, o volume de vendas subiu 5,30%. Em 12 meses, o crescimento registrado foi de 5,10%.
A receita nominal de vendas expandiu-se 2,35% na passagem do sétimo para o oitavo mês de 2006, com ajuste sazonal, e ampliou-se em 7,46% ante agosto do ano passado. Nos oito primeiros meses de 2006, houve incremento de 6,96%. No acumulado dos últimos 12 meses, a receita nominal verificou alta de 7,47%.
As informações fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.
O comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e material de construção, subiu 7,88% no volume de vendas perante agosto de 2005. Nesse confronto, a receita nominal elevou-se em 8,64%. No acumulado janeiro-agosto, viu-se expansão de 4,93% no volume de vendas e de 6,77% na receita nominal.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?