Mercado de SegurosNotícias

SITES DE RELACIONAMENTO SÃO “BANCO DE DADOS” PARA CRIMINOSOS

Há cerca de dois anos, criminosos em busca de informações de vítimas em potencial passaram a contar com grandes aliados: as redes de relacionamento. Um estudo da empresa de software Computer Associates divulgado nesta quarta-feira (04) indica que essas redes sociais funcionam como rica fonte de informação para pessoas mal-intencionadas. Nada mais natural, já que, nestes ambientes, muitos internautas divulgam detalhes de suas vidas.
A pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que 57% dos 2.163 entrevistados continuam exibindo informações pessoais em sites como o MySpace e FaceBook — equivalentes ao Orkut no Brasil –, apesar de temerem que esses dados sejam usados para crimes cibernéticos. Cerca de 74% dos internautas divulgam, por exemplo, seus nomes e endereço de e-mail.
“Depois de um processo de superexposição na internet, os usuários devem começar a se retrair”, acredita Juliana Canha Abrusio, especialista em direito digital do Opice Blum Advogados. “Este movimento faz parte de um ciclo natural em que as pessoas se expõem, sofrem as conseqüências e, depois, partem para um comportamento mais contido”, explica.
No Brasil, esta mudança teve início em meados do ano passado, quando muitos internautas cometeram orkuticídio (saíram do Orkut) ou passaram a censurar informações em seus perfis. Ainda assim, hoje é possível encontrar no site de relacionamentos pessoas que divulgam seus números de telefone, locais que freqüentam e outras informações úteis para pessoas mal-intencionadas.
A pesquisa também indica um aumento no número de adultos que se cadastram nestes sites: 48% dos usuários têm mais de 18 anos. Além de colocar suas informações em risco, este grupo pode prejudicar a segurança dos sistemas de suas empresas. Isso porque, quando baixam nos computadores corporativos arquivos disponíveis no perfil de outros internautas, facilitam a instalação de códigos maliciosos.
David Luft, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Computer Associates, alerta sobre os riscos de um comportamento irresponsável desses sites: “ele torna os internautas vulneráveis a hackers, criminosos e ladrões”, afirmou o executivo com base na pesquisa. Para evitar ser vítima de possíveis golpes, é bom ter sempre em mente que todas as informações divulgadas nesses espaços tornam-se públicas. Click no link http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF306-6174,00.html para ver mais dicas de segurança.

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?