Mercado de SegurosNotícias

Defesa do consumidor considera abusiva conduta Liberty

Avaliação feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) conclui que as seguradoras oferecem boas coberturas de seguro residencial, mas pecam pelas exclusões. Segundo a entidade, as maiores dificuldades encontradas foram na tentativa de contratação de seguro para casas de veraneio e de madeira.
O estudo englobou 16 seguros residenciais comercializados pelas maiores empresas do setor e teve o objetivo de orientar o consumidor que deseja garantir proteção de seu imóvel, contratando um seguro. A pesquisa simulou cinco perfis com diferentes tipos de imóveis e cotou os prêmios no mercado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Guarujá.
Em pelo menos uma seguradora (a Liberty), foi detectada prática de venda casada como a exigência de contratar seguro para a residência habitual se o proprietário deseja cobrir a casa de veraneio. A Pro Teste criticou essa prática, a qual classificou de ?abusiva e proibida pelo Código de defesa do Consumidor?.
O pacote de coberturas avaliadas inclui proteção a incêndio, raio e explosão; roubo e furto; vendaval e granizo; privação temporária do uso da habitação, desmoronamento e responsabilidade civil.
A entidade adverte que defeitos de construção, projeto ou material utilizado no imóvel também podem estar excluídos da cobertura. Assim, se o imóvel desabar por causa de falhas na construção, o consumidor não será indenizado: ?é importante observar bem as exclusões antes de contratar, pois pode se pensar que está adquirindo uma proteção que não consta na apólice?, alerta o estudo.
Com base em simulações para quem tem imóvel, mas não mora nele, a Pro Teste recomenda contratar a cobertura somente do prédio. E no caso de inquilino, o mais adequado é contratar apenas seguro do conteúdo.
Para a contratação de apólice com cobertura do prédio e do conteúdo, a empresa recomendada foi o Itaú para São Paulo e Rio de Janeiro. Para o inquilino contratar o seguro só para o conteúdo do imóvel, a melhor cotada foi a Porto Seguro para São Paulo, Rio de Janeiro, e Recife.
As apólices da Unibanco AIG se destacaram pela qualidade e, por isso, a empresa recebeu o título de o melhor do teste, embora com preços mais elevados.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?