Ministro diz que estuda leilão da folha do INSS
O leilão da folha de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um assunto que “tem de amadurecer” e essa importante mudança conceitual será submetida a audiência pública e a debates no Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) e na imprensa. As afirmações foram feitas ontem pelo ministro da Previdência, Nelson Machado. Ele se recusou a prever quando o leilão será realizado. Também não confirmou se ele ocorrerá ainda neste ano.
O ministro da Previdência já teve reuniões sobre o leilão com o ministro da Fazenda, Guido Mantega e com o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão. “Vamos chegar em um modelo adequado e a discussão será ampla. Tudo será debatido no CNPS, na imprensa e em audiência pública. É coisa de médio prazo”, comentou Machado.
Machado disse desconhecer um movimento de resistência dos bancos em relação ao tema. “Acho estranho. Na medida em que os leilões de folha de pagamentos têm ocorrido em Estados e municípios e os bancos têm participado. As história que tenho ouvido sobre esse assunto são de sucesso”, afirmou.
Machado alertou que sua preocupação é com o tamanho da folha do INSS. O Instituto realiza cerca de 24 milhões de pagamentos mensais. Ressaltou que o princípio básico para essa discussão é melhorar a qualidade do atendimento.
“Nos primeiros cinco dias úteis nós pagamos os segurados em qualquer ponto do país. Temos de aprofundar a segurança do sistema e reduzir custos”, advertiu o ministro. (AG)
Fonte: Valor