Mercado de SegurosNotícias

IRB reconhece falhas em contrato

O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB Brasil-Re) reconheceu que, após realizar licitação para oferecimento de contratos de embarcações – conhecido no mercado como contratos marines – acabou aceitando aumento de preço imposto pelo consórcio vencedor. Conforme adiantou o Jornal do Brasil, o consórcio formado pela AON e a Cooper Gay venceu licitação para atender à demanda por esses contratos de resseguros (seguro do seguro, usado em proteções de valor muito elevado) no país, mas, após a conclusão do processo, impôs um preço maior.
Em entrevista à Gazeta Mercantil, o presidente do IRB, Eduardo Nakao, disse que os contratos foram assinado com preço 2,4% superior à proposta original. Esse adicional, segundo informações do mercado, chega a US$ 800 mil. Admitiu, ainda, que a proposta vencedora foi apresentada um dia após o término do prazo do processo licitatório.
– O atraso e a variação do preço são aceitáveis dentro da peculiaridade da operação — alega.
O IRB informou que estudava um sistema de penalização a ser aplicado em caso de o vencedor não conseguir colocar o risco dentro do preço proposto nos contratos Muros.
Para especialistas do mercado, porém, o preço acima do previsto e a proposta apresentada após o prazo deveriam ter levado o IRB a desqualificar a proposta, o que não ocorreu.

Fonte: Jornal do Brasil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?