Mercado de SegurosNotícias

Previdência mais barata

Os participantes da previdência privada têm procurado pagar taxas de administração cada vez menores para investir. No primeiro bimestre deste ano, 68% dos recursos investidos nos planos de renda fixa que captaram mais de R$ 30 milhões no período foram destinados a fundos com taxa de administração de até 1,5% ao ano, segundo o site Fortuna. Em 2002, investia-se em planos com taxa abaixo desse limite apenas 20% do volume e, no ano passado, esses planos eram destino de 49% dos recursos. Com a maior competição, os planos mais em conta têm sido sistematicamente mais procurados.
Como os planos de previdência de renda fixa investem em carteiras de fundos similares entre si – na maioria das vezes recheadas de títulos públicos que pagam os juros básicos -, a diferença das taxas de administração interfere diretamente na rentabilidade final das aplicações e, por conseqüência, no valor da renda futura. “Os participantes estão notando isso cada vez mais”, diz Felinto Coelho, consultor da Towers Perrin. Ele calcula que a variação de um ponto percentual na taxa de administração um plano de previdência para outro, para quem acumular recursos por 30 anos, poderá significar uma diferença de 20% no saldo final e na renda mensal na aposentadoria. “Entre um fundo de taxa 1,5% ao ano e outro de 3,5% ao ano, a diferença tenderá a superar 40%.”
Segundo o site Fortuna, a rentabilidade máxima de planos com taxa de 3,5% ao ano que mais captaram no primeiro bimestre foi de 2,47%. Enquanto isso, esses planos de taxa de 1,0% ao ano obtiveram rendimento máximo de 2,58%. Se mantidas essas rentabilidades pelo período de apenas um ano, a diferença de rendimento entre os dois planos já seria de 2,06 pontos percentuais. Quanto maior o período de aplicação, maior será essa distância entre os saldos.
Outro fator que pode ter contribuído com o aumento da procura pelos planos de taxa menor é o esforço dos participantes em investir mais recursos na previdência privada, diz Juvêncio Braga, diretor da Caixa Vida e Previdência. Esses custos variam conforme o valor aplicado pelo participante. Quanto mais alto, menor será a taxa cobrada, explica. Portanto, na medida em que se aplica mais, taxas menores são obtidas. Ele destaca, porém, que isso não tem a ver, necessariamente, com a renda do participante. O valor maior aplicado pode ser justificado pela transferência de outros investimentos para a previdência, diz.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?