Artigos

Coragem, a bravura que vem de um coração forte

Certo dia desses voltando do escritório, eu estava ouvindo um episódio do incrível podcast sobre o mundo feminino, o ‘Bom dia, Obvious’ com o tema coragem. Coraticum, em latim, significa a bravura que vem de um coração forte. Coragem é a ação do coração. A pessoa com coragem não se esconde, mas enfrenta os desafios e os medos com a ajuda da sua força interior. Tudo isso me chamou a atenção.

Nós, mulheres, temos uma coragem fora do comum quando mais precisamos. Conseguimos dar a volta por cima quando até nós mesmas não acreditávamos que era possível e são nessas horas que nos reconhecemos como tal. Mas sabemos também que essa força interior às vezes não está tão forte assim para fazer o seu papel ou até mesmo ainda existe uma longa caminhada para descobrir e acessar essa força que todas têm dentro de si.

Segundo pesquisa recente realizada pela start up de recursos humanos ‘Se candidate, Mulher’ sobre o panorama das mulheres no mercado de trabalho em 2023 e as tendências, desafios e necessidades da participação das mulheres no contexto profissional, mostra que a falta de confiança é o principal impedimento para candidatura, assim como elas não se candidatam a menos que preencham 100% dos pré-requisitos, ao contrário dos homens que fazem a candidatura com cerca de 60% dos que é requisitado. Como ajudar a impulsionar a coragem?  

Cada uma carrega uma história única com aprendizados, valores, superações e alegrias. Por milhares de vezes não contamos a ninguém o que nos aflige, o que nos provoca medo, tristeza, cansaço, estresse, confusão e dúvida. Por quê? Não precisamos e nem devemos dar conta de tudo sozinha. Deveríamos contar, pedir ajuda e aceitar ajuda. Está tudo bem também e nossa saúde mental, principalmente, agradece.

As mulheres produzem uma grande quantidade de ocitocina (hormônio do bem-estar, segurança e amor) quando estão passando por momentos de tensão. Sabemos que relações saudáveis são fundamentais para viver bem. Um estudo da Universidade da California diz que os altos níveis de ocitocina as fazem correr para um abraço de uma amiga querida e não de um companheiro. Além do fator biológico, manter a admiração e o carinho recíprocos em uma longa relação entre amigas também pode ser um processo de autoconhecimento e aprendizagem.

Quando uma mulher conta sobre seu sonho de vida, suas vitórias e suas superações, está inspirando outras mulheres. Quando uma mulher expõe suas dores e fragilidades, dá força para outra fazer o mesmo. Quando as mulheres se juntam, todas crescem mutualmente, inclusive no corporativo.  

 Rodeie-se de mulheres que falam de ideias, de negócios, de sonhos, de carreiras, de metas e nunca mal de outras mulheres. Talvez no meio do caminho, a gente vai se desiludir muitas vezes ao longo da jornada em aprender com quem se juntar, mas certamente vai aprender com isso, ficar mais astuta.

Cada uma está no seu caminho e processo de lapidação de si mesma, em deixar seu coração forte para partir para ação. Isso também exige se perdoar, entender que fez o que podia ter feito de melhor em tal momento. É difícil demais, eu sei. Isso também é sobre coragem, a pessoa corajosa é aquela que não se esconde e usa sua força interior como seu guia, lembra?

Enquanto isso, o mundo corporativo se transforma cada vez mais para receber essas mulheres corajosas que buscam equilíbrio pessoal e profissional. Pensar em diversidade e inclusão, além de ser estratégia de negócio pois empresas diversas e inclusivas têm 25% mais chance de terem lucratividade acima da média, é também responsabilidade social que envolve estratégias como processos seletivos específicos, retenção de talentos personalizadas, cultura organizacional positiva e desenvolvimento de liderança feminina por mentoria e outros meios.

Fernanda Sawczyn

Relações Públicas com especialização em Empreendedorismo e inovação: Start Up Business Model pela PUCPR, empreendedora, corretora de seguros e Co-autora do livro Lugar de mulher é onde ela quiser. Transformou uma dor pessoal em missão. Em 2022, fundou a Pétala Guardiã, plataforma de proteção pensada especialmente para elas, com olhar 360º envolvendo proteção, cuidado e prevenção.

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?