Mulher

Ministério lança Rede de Observatórios das Mulheres

O Ministério das Mulheres realiza, nos dias 1º e 2 de julho de 2026, em Brasília (DF), o Lançamento da Rede de Observatórios das Mulheres e o II Encontro Nacional de Observatórios das Mulheres. As atividades reunirão profissionais que atuam em observatórios, universidades, centros de pesquisa, instituições públicas, fundações, organizações da sociedade civil e movimentos sociais envolvidos na produção, no monitoramento e no uso de dados para subsidiar políticas públicas voltadas às mulheres.

A iniciativa busca fortalecer a articulação entre observatórios, ampliar a integração de dados de gênero e construir estratégias conjuntas para qualificar diagnósticos, pesquisas e políticas públicas para as mulheres em todo o país.

A Rede de Observatórios da Mulher tem como objetivo promover a articulação entre instituições que produzem, organizam, analisam e disseminam informações sobre a realidade das mulheres, fortalecendo a cooperação técnica, o compartilhamento de metodologias e a construção de estratégias conjuntas para aprimorar a produção de evidências voltadas à formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

O que é?

Um observatório da mulher é um mecanismo de produção e gestão da informação dedicado ao estudo, organização, análise e ampla divulgação de dados sobre a situação das mulheres. Sua atuação contribui para a tomada de decisão na gestão pública, fortaleça o controle social exercido pela sociedade civil organizada e constitui uma importante fonte de inteligência territorial a serviço da sociedade.

Fonte: Gov.br

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?