Novo cenário tributário aumenta a demanda por proteção a executivos e empresários
As mudanças previstas na legislação tributária tendem a impactar diretamente o ambiente de negócios, ampliando a atenção de empresários e executivos aos riscos legais e financeiros decorrentes de suas decisões. Nesse contexto, a Reforma Tributária reforça a necessidade de mecanismos de proteção adequados. Em conversa com Pedro London, diretor do CQCS, Mariana Miranda, head de Linhas Financeiras e Comercial Estratégico da Akad Seguros, comentou como esse contexto eleva a demanda por proteção aos gestores.
A partir de janeiro de 2026, está prevista a incidência mensal do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), à alíquota de 10%, sobre lucros e dividendos recebidos por pessoas físicas domiciliadas no Brasil que, em um mesmo mês, ultrapassem o valor de R$ 50 mil provenientes de uma mesma pessoa jurídica.
De acordo com Mariana, a própria Reforma Tributária contribui para esse cenário ao ampliar a exposição dos empresários a penalidades, como bloqueio de bens e a necessidade de acionar mecanismos de defesa, riscos que estão diretamente contemplados pelas coberturas do seguro D&O.
“É muito importante que os corretores entendam isso. Estamos preparando muito material, com vários tipos de abordagem, exemplos, para que os corretores entendam mais sobre o D&O e entendam o momento, que é de muito incerteza”, destacou a executiva.
Fonte: CQCS
