Economia se estabiliza e setor de seguros fecha 2025 em terreno positivo
O Brasil deve encerrar 2025 com um cenário econômico mais equilibrado, segundo a análise do economista Francisco Galiza, publicada em outubro de 2025 no portal Rating de Seguros. A pesquisa “Análise dos Dados – Setor de Seguros: Indústria de automóvel evolui satisfatoriamente em 2025” mostra que o PIB deve crescer 2,2%, a inflação ficar próxima de 4,8% e o dólar encerrar o ano em torno de R$ 5,48.
“Apesar de toda a turbulência ocorrida no período – tarifaço, crise política, etc – as coisas acabaram voltando para os eixos. A inflação, que chegou a ameaçar uma alta no primeiro semestre, voltou ao patamar estimado de um pouco abaixo de 5%, tal como era previsto em dezembro de 2024”, analisa Galiza.
O economista observa que o crescimento do PIB acima de 2% e a trajetória de queda dos juros criam condições para a expansão do crédito e o aumento da confiança do consumidor. “O PIB, que chegou a enfraquecer no primeiro semestre desse ano, deve fechar mesmo um pouco acima de 2%”, comenta.
Mesmo com o ambiente político instável, o mercado segurador mostra resiliência e maturidade, ampliando a base de clientes e diversificando produtos. “A não ser que aconteça algo muito extraordinário ainda nesses últimos dois meses, é isso que esperamos mesmo em 2025. Inflação um pouco abaixo de 5%, crescimento um pouco acima de 2% e por aí vai”, completa Galiza.
A análise reforça que o desempenho do setor acompanha a retomada da confiança econômica, consolidando um novo ciclo de estabilidade e crescimento para o mercado de seguros.
Fonte: CQCS
