Mercado de Seguros

Mulheres e homens enfrentam variações distintas no seguro auto

O comportamento dos preços de seguros ao longo do primeiro semestre de 2025 revela diferenças importantes entre os perfis masculino e feminino. Levantamento da Minuto Seguros mostra que, no acumulado do semestre, ambos os perfis tiveram queda no valor das apólices, mas com variações distintas por região.

Entre as mulheres, o Espírito Santo liderou a redução com -19,2%, seguido por Goiás (-17,2%) e Minas Gerais (-13,4%). No perfil masculino, os destaques foram Minas Gerais (-16,3%), Paraná (-14,9%), Rio Grande do Sul (-14,7%) e Santa Catarina (-11,8%).

No entanto, em junho, o cenário se inverteu em algumas capitais. As maiores altas ocorreram justamente entre as mulheres: no Distrito Federal, a apólice subiu 11,4%; em São Paulo, 10,7%; e em Santa Catarina, 5%. Para os homens, as maiores elevações foram observadas em capitais como o Rio de Janeiro (+2,8%) e Pernambuco (+2,7%).

Esse contraste reforça a dinâmica do mercado segurador e a importância de acompanhamento contínuo. Michel Tanam, gerente da Minuto Seguros, alerta a necessidade de atenção dos consumidores. “É muito importante que os consumidores estejam sempre atentos e buscarem cotações personalizadas”, apontou.

Capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA). Seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich.

Perfis: Homem e mulher, 35 anos, casado(a). As cotações mencionadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis avaliados com as seguradoras.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?